quinta-feira, 8 de março de 2012

Linux – Mudando o Mercado dos Sistemas Operacionais






Apesar do nome comum, muitos não sabem do que se trata uma distribuição Linux. Este termo designa um sistema operacional Unix-like integrado ao kernel Linux e outros variados softwares de aplicação em conjunto que são de livre distribuição para qualquer tipo de organização ou pessoa. Esses projetos são desenvolvidos em comunidade por diversos programadores ao redor do mundo, nos quais os códigos, a aquisição e a modificação são livres, ou seja, a partir de uma base, várias outras versões podem surgir e consequentemente serem distribuídas com os devidos créditos a quem desenvolveu.
São mais de 300 distribuições ativas existentes, sendo o Knoppix, Kurumin, Mandriva, Suse, YellowDog Linux, Conectiva, Debian, Debian BR CDD, Fedora, Gentoo, RedHat e o Ubuntu as mais conhecidas pelos usuários. Todos os softwares são robustos e seguros, sem apresentar qualquer risco ao computador. Em algumas versões há a possibilidade de iniciar a distribuição diretamente do CD, sem a necessidade de maiores complicações na instalação.
O Ubuntu, a distribuição mais utilizada, conta com diversos aplicativos muito úteis ao usuário, como navegador web, edição de textos, planilha eletrônica, entre outros. Uma nova versão do Ubuntu é lançada a cada 6 meses, e ele oferece atualizações gratuitas de segurança a cada 18 meses, aproximadamente.
Por essas e outras facilidades, o Linux vem tomando cada vez mais seu espaço no mercado, principalmente por não exigir nenhum tipo de gasto do usuário e permitir total liberdade ao código de desenvolvimento. Isto tem levado repartições públicas, faculdades, universidades e escolas a usarem esse tipo de distribuição, o que o torna mais popular a cada dia. Devido a esse constante avanço, a tendência é que o Linux melhore cada vez mais suas plataformas.
As distribuições podem ser adquiridas por meio de CDs ou de download na internet. Em média,as distribuições ocupam em torno de 2 a 3 GBde memória, por isso é necessário verificar se há espaço suficiente no HD.


Nenhum comentário:

Postar um comentário